terça-feira, 15 de março de 2011

ILEP International Leaders in Eduation Program

Professores de inglês da rede pública todo o estado terão uma oportunidade de ampliar seus conhecimentos em solo internacional. Estão abertas as inscrições para o Programa Líderes Internacionais em Educação, ou International Leaders in Eduation Program (Ilep), que oferece bolsas de estudos para que professores de inglês da rede pública aperfeiçoem seus conhecimentos nos Estados Unidos. Promovido pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos, com o apoio do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), o Ilep oferece uma bolsa de cinco meses em uma universidade americana. A inscrição pode ser feita até o dia 15 de março por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE).


O objetivo do Ilep é oferecer aos selecionados um contato maior com a língua inglesa e promover a interlocução entre professores de diferentes países. A bolsa tem duração de cinco meses – entre janeiro e maio de 2012 – e inclui desde aulas sobre metodologias de ensino e liderança, até palestras sobre tecnologias em educação. Os participantes também terão a chance de fazer um estágio em uma escola de ensino médio dos Estados Unidos para colocar em prática os conhecimentos adquiridos.

Para participar, o interessado deve ser cidadão brasileiro, professor de ensino médio em exercício na rede pública de ensino, possuir bacharelado ou licenciatura em inglês, ter cinco anos de experiência comprovada em sala de aula e ter fluência oral e escrita em inglês. Além disso, o candidato deve se comprometer em continuar lecionando após a participação no Programa. Acesse aqui o regulamento completo do Ilep.

Inscrição

Para se inscrever, os candidatos devem enviar formulário de inscrição devidamente preenchido, assinado e carimbado pela sua escola; currículo resumido (conforme modelo no formulário de inscrição); fotografia colorida recente e carta de recomendação assinada pelo diretor da escola. A documentação completa deve ser enviada pelo correio para a Secretaria de Educação de Minas Gerais, via carta registrada ou sedex.

De acordo com o regulamento do programa, os candidatos selecionados para a fase final deverão ser submetidos ao exame TOEFL. Por esse motivo, recomenda-se que os candidatos enviem também comprovantes de cursos e exames que demonstrem sua fluência na língua inglesa.

O prazo para recebimento da inscrição é até o dia 15 de março de 2011, portanto a documentação completa deve ser encaminhada via correio em tempo hábil. O endereço para envio é Avenida Prefeito Américo Renné Gianetti, s/n, Cidade Administrativa, CEP 31630-900. A documentação deve ser enviada aos cuidados de Girlaine Oliveira, na Superintendência de Ensino Médio, 11º andar, Prédio Minas. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (31)39153516.

Seleção

Serão selecionados participantes em todos os estados da federação e cada secretaria de estado fará uma pré-seleção dos candidatos. A SEE poderá indicar até cinco candidatos para o processo seletivo nacional. A documentação dos participantes será enviada à embaixada dos Estados Unidos e para o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed). O processo completo de selenção consta do regulamento do Ilep.

Minas internacional

Na última edição do Ilep, a rede estadual de Minas Gerais enviou duas representantes. As professoras Cristina Correa Monteiro e Rita de Cássia Brendaglia Nakadaira foram selecionadas e estão no estado da Virginia, nos Estados Unidos, em companhia de professores de 16 países. As professoras ficam nos EUA até o mês de maio, depois voltam à rede estadual para compartilhar os conhecimentos adquiridos.

Documentos relacionados:

- Regulamento

- Formulário de inscrição e currículo


- Carta de recomendação

Nenhum comentário:

Postar um comentário