Powered By Blogger

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Parlamentares se mobilizam para implantar consulado dos EUA na capital mineira.

Uma antiga reivindicação dos mineiros, de ter em BH uma representação dos EUA para facilitar o pedido do visto de entrada naquele país, ganha força com movimento criado por parlamentares

bancada federal mineira, os deputados estaduais e o empresariado lideram um movimento que reivindica da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil a instalação de uma representação diplomática em Minas Gerais. Nesta segunda-feira, será pedido apoio ao governador Antonio Anastasia (PSDB), quando o deputado estadual Jayro Lessa (DEM) e o deputado federal Eduardo Azeredo (PSDB), ao lado da integrante do Conselho de Representantes de Brasileiros no Exterior, Ester Sanches Naek, vão apresentar a ele um abaixo-assinados dos 77 deputados estaduais, dos 53 federais mineiros, além dos três senadores do estado formalizando a demanda.

Os parlamentares também assinaram carta dirigida ao embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Thomas Shanon, por meio de quem pretendem enviar correspondência à secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton. O pleito foi encaminhado a Hillary no ano passado, pelo então senador Eduardo Azeredo (PSDB), quando ela visitou o Senado.












“Explicamos, na carta, que Minas é a segunda população e a terceira economia do país e tem forte relação com os Estados Unidos. Portanto, é muito importante que seja instalado um consulado em Belo Horizonte”, afirmou ontem Eduardo Azeredo. Segundo ele, não apenas para os mineiros que viajam a turismo, há um grande dispêndio de tempo e financeiro para a obtenção do visto – já que as entrevistas presenciais têm de ser feitas em outras capitais –, mas também há constrangimentos do ponto de vista dos negócios. Com Azeredo faz coro Jayro Lessa, que diz estar há cinco anos se mobilizando nesse sentido: “Minas Gerais é hoje o segundo estado do país com maior índice migratório internacional, com 82 mil migrantes declarados vivendo no exterior, sendo os EUA o principal destino”. Segundo Lessa, 43% dos migrantes mineiros vão para os Estados Unidos.

Segundo Sara Mercado, adida de imprensa do consulado americano no Rio de Janeiro, embora a Embaixada dos Estados Unidos e o consulado no Rio – que atende a Minas Gerais – reconheçam a importância do estado, não há, no momento, planos para a instalação de um novo consulado no país. “Mantemos um escritório comercial com representantes para o atendimento de interessados em fazer negócios e uma consulesa, Mary Muller, responsável por Minas. Ela vai duas vezes ao mês a Belo Horizonte”, informa Sara Mercado.

Espera

Atualmente os brasileiros que desejam viajar aos Estados Unidos têm de agendar a entrevista pessoal obrigatória em um dos quatro consulados instalados no país – no Rio, em São Paulo, no Recife e em Brasília, onde está a embaixada. São, em média, 90 dias de espera para o atendimento. São mantidos alguns programas para facilitar a vida dos viajantes, como informa Sara Mercado. Segundo ela, por meio desses programas, a renovação de vistos expirados há menos de um ano é bem mais rápida, assim como os vistos para negócios. Além disso, acrescenta ela, em qualquer lugar do país o interessado pode escolher em qual dos consulados pretende agendar a entrevista, independentemente do estado onde mora.

Procura intensa

A demanda por vistos de entrada nos Estados Unidos é intensa. Segundo a adida de imprensa do consulado americano no Rio de Janeiro, Sara Mercado, em 2009 foram concedidos no Brasil 473 mil vistos. “Este ano, estamos agendando 850 mil vistos”, diz ela. O consulado americano em São Paulo é, entre todas as embaixadas norte-americanas e consulados espalhados pelo mundo, aquele que mais concede vistos: em média 2 mil por dia. Desde o ano passado, eles voltaram a ser concedidos para o prazo de 10 anos. Segundo informação do consulado no Rio, a taxa de recusa é muito baixa: em média, a cada 100 solicitações apenas 5 não obtêm o visto.

Fonte: Portal UAI

Nenhum comentário:

Postar um comentário